domingo, 12 de outubro de 2008

O sonho acabou..


Manhã do dia 18 de agosto de 1969, há 39 anos chegava ao fim o maior festival de música de todos os tempos, o mítico Woodstock.

Planejado para durar três dias, de 15 à 17 de agosto de 1969, acabou terminando apenas na manhã do dia 18 com a antológica apresentação de Jimi Hendrix. O público esperado, cerca de 50 mil pessoas, chegou a inacreditáveis 400 mil. Isto contando por cima, pois a organização perdeu totalmente o controle da entrada e milhares entraram sem pagar e sem nenhum tipo de controle.

O desprepado da organização permitiu que os shows atrasassem tanto, que Hendrix que deveria ter tocado no domingo à noite, encerrando a festa, só foi entrar na segunda de manhã, quando o público era cerca de apenas 30 mil pessoas.

Apesar de tamanha desordem, o festival foi um grande sucesso e entrou para a história não apenas do Rock'n'Roll, mas da humanidade, afinal poucas vezes se viu um movimento de massa tão grande, onde milhares de pessoas ser uniram em torno de um mesmo ideal, para celebrar a paz e curtir boa música.

No entanto aquele foi o último suspiro de um sonho, uma utopia, que logo seria esmagada pela realidade terrível da guerra do Vietnam, da crise econômica, da truculência da repressão governamental. Era o fim da Era Hippie, um sonho que se não logrou construir um mundo melhor, mais justo, ao menos modificou de forma irreversível o mundo duro em que vivemos.

Viva Woodstock!!! 1969 - 2008

Esperamos para o ano que vem comemorações pelos 40 anos deste grande festival.

Nenhum comentário: